sexta-feira, setembro 02, 2005

Peidos, melecas e o mensalão

Não, eu juro que eu não sou alienado. É que às vezes é complicado falar de política por aqui pq demanda um post maior, gasta mais neurônios (e eu já não tenho muitos...) e, principalmente, leva um tempo pra escrever. Nesse caso particular dessa crise política, ainda houve o agravante de que eu quis esperar a coisa se definir um pouco antes de comentar.

Existem alguns pontos particulares que sobre os quais eu gostaria de falar, mas antes deixa eu me apresentar: assim como quase 60 milhões de brasileiros, eu tb votei no Lula. E assim como grande parte da população, eu tb estou decepcionado. Particularmente, com uma direção do PT que era a direção na qual eu acreditava.

Nunca fui muito radical em termos de política. Foi com a chegada de Dirceu à presidência do PT e com um discurso mais moderado que eu passei a simpatizar com o partido, que aparentemente parou com bravatas do tipo "dêem calote na dívida". Ao que tudo indica (vejam bem, eu não estou afirmando nada), Dirceu realmente têm culpa no cartório, assim como o Genoíno. Esses dois foram a minha grande decepção, especialmente se formos levar em conta a história política de ambos.

Agora, é importante separar o joio do trigo e não entrar numa de que a esquerda é tudo farinha do mesmo saco e chutar o balde. Seguem alguns pontos que eu gostaria de comentar:


  1. Cuidado com essa posição de bom moço do Bob Jeff.  Roberto Jefferson já era corrupto antes de eu tirar título de eleitor, e olha que eu tirei com 17 e estou com 29. Senão estou enganado, foi o único voto pró de Collor. E, caso todo mundo tenha esquecido, assim que as denúncias estouraram foi pedir socorro ao Dirceu para interceder por ele "junto à imprensa" (leiam aqui).  Como ao que tudo indica o Dirceu não atendeu e largou Bob Jeff como "boi de piranha", o ex-balofo ficou puto dentro das calças e deu pití, afinal ele não queria sangrar sozinho. Mas não se iludam, os dois são bem amiguinhos.


  2. O fato de se identificar um esquema de corrupção dentro do governo Lula de modo algum dá ao PSDB a bandeira de "única solução viavél para o país". Até porque, antes de ser cunhado o termo "mensalão",  já era claro e notório o esquema de compra de votos para possibilitar a reeleição de FHC. A DIFERENÇA É QUE FHC INSTITUCIONALIZOU A PIZZA E NUNCA FOI INVESTIGADO NADA SOBRE SEU GOVERNO. E corrupção por corrupção, em dois anos o Brasil já tem o menor risco-país da década, o maior volume de exportações da sua história e rompeu CIVILIZADAMENTE com o FMI.  A inflação está sob controle, e quem duvida da geração de empregos que acompanhe o Folha Dirigida pra ver só o número de empregos públicos. Tudo bem, isso não justifica. O PT erguia a bandeira da política imaculada e se deixou macular, isso não tem desculpa. Mas daí a achar que o que estava antes era melhor, vai uma grande diferença


  3. Não é o caixa-dois que me preocupa, o que me preocupa é o mensalão. Caixa dois existe desde que inventaram eleições diretas no Brasil. Só que é um negócio tipo peidar ou tirar meleca: vc sabe que todo mundo faz mas tu não vai fazer em público que pega mal pra caramba. Obviamente, não se esperava isso do PT, mas o fato de possuir renda não-declarada em sua campanha só significa não foram recolhidos impostos sobre esse dinheiro. Repito: claro que é ilegal, claro que é errado, e o PT por sua postura de ética política deveria dar o exemplo. Mas não é (na minha modesta opinião) nem de longe tão grave quanto as denúncias do mensalão.


  4. Existe uma razão para o mensalão: o fato de não se ter maioria no congresso. Se se tivesse maioria no congresso, não haveria necessidade de se comprar votos. E eu não posso falar por todo mundo, mas o primeiro culpado é o cidadão brasileiro. Explico: vc com certeza conhece alguém que votou num candidato pq "de repente vai me arrumar um pistolão" e "me prometeu um emprego no gabinete" ou coisa do gênero, não já? Pois bem, QUEM FAZ ISSO É TÃO CULPADO DO MENSALÃO QUANTO OS DIRETAMENTE ENVOLVIDOS. Com a diferença que venderam seu voto POR MUITO MENOS, E MUITAS VEZES APENAS PELA PROPABILIDADE DE MUITO MENOS. O povo não tem hábito de se preocupar com os votos do Legislativo, apenas com os do Executivo. Preocupa-se com o prefeito, o governador e o Presidente, mas ninguém dá a mínima para o voto do deputado, do senador e do vereador. Elegeram um presidente com quase 60 milhões de votos e não lhe deram maioria no congresso. Então agora bota a viola no saco e não reclama, PORQUE TODO MUNDO QUE TÁ LÁ NO CONGRESSO FOI ELEITO POR VOTO DIRETO.


  5. Não vale generalizar. Aceito de bom grado quem for espinafrar o Dirceu e o Genoíno (até ajudo, hehehe), mas não vem com essa de botar o PT todo no mesmo saco. Hoje mesmo eu estive no Buraco do Lume (ali naquela pracinha em frente ao Menezes Cortes) pra escutar o Chico Alencar falar. Aproveitei e assinei um abaixo-assinado que ele tá fazendo pra dizer NÃO à pizza que JÁ ESTÁ sendo armada pelo sr. Severino Cavalcanti. Pelo menos até agora, TÁ PRA NASCER ALGUÉM QUE POSSA FAZER UMA CRÍTICA AO CHICO. E ele é PT das antigas, hoje rotulado como "esquerda do PT". E está tendo a nobreza de fazer o possível para reconstruir o partido, mesmo depois de ele estar chafurdando na lama. Se vc tem preguiça de pensar, na hora de votar entra no site do Chico e vê quem ele tá indicando; pode votar sem susto.


  6. Leiam o que a Marilena Chauí tem a dizer a respeito.


Por hoje é só, pe-pessoal!!!