sexta-feira, janeiro 21, 2005

O admirável ano de 1984

Depois de muita procura em uma porrada de sebos pelo centro da cidade, finalmente eu encontrei 1984. Clássico de George Orwell, o livro foi lançado em 1949 e ainda hoje é extremamente atual (daqui a pouco eu digo o porquê).
Ambientado numa sociedade futurista (em 1949, o ano de 1984 estava bem distante...), a tônica do livro se situa no sistema de governo da época, que mantinha constante vigilância sobre todos os cidadãos, de modo que o único momento de privacidade imaginável era quando as luzes estavam apagadas - isso se vc tomar como privacidade a "liberdade" de usar a expressão facial que melhor lhe convier. O aterrorizante do livro é justamente o fato dessa vigilância se situar em todos os níveis, ou seja: a expressão do seu rosto, tudo o q vc diz e até tudo o q vc pensa (?!?!) é constantemente vigiado. Nas paredes da cidade (e em tudo que é lugar), o olhar sempre repousa em cartazes do Grande Irmão com a já clássica frase "Big Brother Is Watching You".
1984 é tão foda que eu li em um dia e meio. Curiosamente, ele tem diversas similaridades com outro livro que figura entre os meus prediletos, que é o Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley. Ambos são um aviso do que o "progresso" de nossa civilização (seja ele político-econômico ou tecnológico) pode ocasionar. Em Admirável Mundo Novo, o foco principal do livro é o condicionamento a la Pavlov ao qual era submetida a população (hoje isso é feito de forma mais sutil pelos meios de comunicação, mas aí já são outros quinhentos...), ao passo que em 1984, mesmo que o foco não seja este, é inegável a presença do condicionamento de comportamento da população para atender aos interesses do governo. Ambos são leitura obrigatória.

Ok, até aqui eu tô chovendo no molhando. O que nem todo mundo sabe é que a estória do tal "Grande Irmão" não é exatamente caraminhola da cabeça do Orwell. Pra quem nunca ouviu falar do Echelon, dê uma lida nessa página e nessa aqui também. Quem achar que não tá bom, pesquise por Echelon no Google que vai vir uma porrada de resultados.

Big Brother is Watching You
"Guerra é Paz."
"Liberdade é escravidão."
"Ignorância é força."