quinta-feira, outubro 21, 2004

Errata (ou melhor, complementata)

Sobre o Lopster:

Algumas explicações técnicas: não é exatamente o Lopster que tem a capacidade de achar quase tudo o que vc procura na Internet. Na realidade, o Lopster é um programa que utiliza um protocolo chamado Opennap, que não é nada além do que o mesmíssimo protocolo do bom e velho Napster. Só que esse protocolo foi criado através de engenharia reversa, ou seja, alguns bravos pioneiros fuçaram o Napster pra descobrir como ele funciona. Como o Opennap não é proprietário ($$$), qualquer um que quiser pode montar um servidor para atender uma determinada rede. Em outras palavras: se algum juiz resolver processar o servidor X por conta dessa lenga-lenga toda do mp3, ainda existirão dezenas de outros. Isso sem contar que o próprio servidor "processado" poderia simplesmente hospedar seu site em outro país e reiniciar as suas atividades normalmente. Colocado dessa forma, pode-se dizer que o Opennap é um protocolo bastante seguro com relação a piripaques jurídicos.
Como vcs já devem ter percebido, o Lopster é o que chamamos de cliente Opennap, o que significa dizer que ele é um programa que se utiliza desse protocolo. Obviamente, ele não é o único (embora eu duvide que vcs venham a encontrar algum superior): se vcs pesquisarem no Google por "Opennap Clients", vcs verão chover um monte de links. O WinMX, por exemplo, é um deles. É um excelente cliente, mas requer intervenção do usuário: vc tem que se conectar "na munheca" com os servidores que vc quiser."Ah, mas qual a diferença? Eu vou ter que entrar no software mesmo, é só meia-dúzia de cliques a mais..."
O Barroso, provando mais uma vez ser um serviço de inutilidade pública, responde: NÃO NECESSARIAMENTE. Vc pode agendar a sua máquina pra se conectar à meia-noite, inicializar o Lopster, e disconectar às seis da manhã (pulso único nesse horário, lembram?). Quando eu usava o Windows para acessar a Internet em casa, eu usava esse programinha aqui pra isso. O Windows era o 98, não sei se ele funciona nas versões mais recentes. Eniuêi, se vc pesquisar no Google por "free dial-up software", "free dial-up tools" ou similares, provavelmente vcs acharão outros programas. Então fica a dica (vou patentear essa expressão!): vc não precisa ficar acordado até meia-noite pra entrar na Internet. É só acordar de manhã e olhar os "downloads do dia" (uêba!!!).

Sobre as bandas:

Pra quem nunca ouviu falar nas bandas que eu citei, vão aí umas dicas:

Porcupine Tree: fantástica banda de progressivo inglês, nem vou falar muito pq em breve eles terão aqui um post exclusivo. Enquanto isso, baixem esse disco aqui.

Goblin: progressivo italiano tradicional, se especializaram mais tarde em fazer trilhas sonoras.

Banco del Muttuo Soccorso: progressivo italiano tradicional tb, banda de altíssimo nível. Junto com o Le Orme e o antológico Premiata Forneria Marconi formam a Santíssima Trindade dessa vertente do progressivo.

Pierrot Lunaire: tb da Itália, o diferencial dessa banda é o fato da vocalista ser uma mulher e dela cantar no estilo lírico. Eu queria baixar mais material deles mas essa é uma das bandas que é bem difícil achar na rede. Ouçam Morella, do álbum Gudrun.

Anekdoten: progressivo sueco, foi rotulada no início de carreira de ser uma cópia do King Crimson (com uma certa razão...). Seu último álbum, Gravity, mostra o amadurecimento dos caras, o som agora é bem "próprio" e diga-se de passagem, EXCELENTE.

Biglietto per L'Inferno: da Itália, o som é tradicional porém mais pesado. Recomendado.

Spock's Beard, Opus Avantra e Metamorfosi: todas (adivinhem daonde?) da Itália tb, ainda não ouvi o suficiente para julgar. O Metamorfosi tem um vocal mais lírico, já as duas bandas anteriores eu impliquei com uma ou duas músicas e meio que "deixei de lado" o resto...tenho que ouvir de novo para poder falar.

Anglagard: banda mais famosa de progressivo sueco, o som é meio a la Genesis, bem tranqüilo, mas tb falta ouvir mais.


Hamadryad: prog metal canadense. Som de ALTO NÍVEL, ainda que se utilize de alguns clichês.

Obviamente, todas essas bandas e mais uma infinidade de outras vc acha aqui. That's all, folks!

ATUALIZANDO O POST: Eu esqueci de mencionar o Reale Accademia di Musica, justamente a melhor banda italiana de todas essas aí (pelo menos do que eu ouvi até agora - e com exceção do PFM, lógico). Nesse exato momento em que eu estou digitando estou ouvindo o Anglagard, e "ouvindo melhor", eles estão bem mais para um misto instrumental de King Crimson e Yes do que para o Genesis...