quinta-feira, agosto 19, 2004

Existe vida depois dos 90!

Bem, não tem jeito, eu vou ter que trazer o assunto pra cá senão a gente nunca vai sair dos comentários. Antes que vc pense q eu fiquei maluco: não, esse não é um post sobre a terceira idade. Os "90" aos quais eu me referi no título são a nossa última década. Isso é um lance q o Capitão Rapadura vive me sacaneando, dizendo q eu sou monstro sagrado do rock, q eu parei no Led, etc. Apesar de ser exagero dele, até existe um fundo de razão, e eu vou explicar o porquê (PUTA QUE PARIU, FODEU, LÁ VEM POST GRANDE PRA CARALHO DE NOVO!). É possível q esse post seja meio longo, portanto se vc tá sem saco, é bom vc deixar pra ler depois (NÃO FALEI? LARGA MÃO DE SER NERD E SAI DA FRENTE DO COMPUTADOR QUE EU QUERO VER!!!VAI VER O SOL PRA VER SE VC LEMBRA COMO É!!!).
O negócio é q eu sempre curti uma porrada de sons diferentes (exceto aquela merda do punk), mas do meio da década de 90 pra lá começou a surgir uma certa espécie de frustração: parecia q tudo q eu ouvia era continuação de algo q surgiu nos 80 ou antes ainda.A grande exceção foi o Dream Theater. Mas tirando eles, os 90 não trouxeram nada de novo. Ou pelo menos eu achava. Mas pra isso a gente tem q voltar no tempo um pouquinho (NÃO!!!TORTURA NUNCA MAIS!!!).
Além de ser musicalmente um lixo, sociamente primata e higienicamente precário, o punk me fez o favor de enterrar o meu estilo musical favorito - o rock progressivo. Não, eu não ouço só progressivo, como o Jabá tenta fazer parecer. Eu ouço um bocado de fusion (Jean-Luc Ponty e Al Di Meola são os meus favoritos), erudito, new age (Loreena McKennit rocks!), metal pra caramba, etc...
E por acreditar que o progressivo estivesse enterrado, esse estilo pra mim meio q se resumia aos clássicos do gênero: Genesis, Yes, Pink Floyd, ELP, Van der Graaf, etc...Foi então q eu recebi a iluminação, e ela apareceu no Orkut: o Prog Archives.
Lá eu descobri q o punk não matou o progressivo, apenas jogou os spotlights para si. O site é uma verdadeira enciclopédia. Foi uma agradável surpresa saber q o progressivo vive firme e forte, apenas numa dimensão diferente. Passeando pelo site cês vão notar banda de TODOS OS CANTOS DO PLANETA, com material atual e de ótima qualidade. Sem contar os sons mesmo antigos mas q eu desconhecia. Tipo Goblin, Spock's Beard, Banco del Muttuo Soccorso, Anedokten e Le Orme, só pra dizer as que eu baixei alguma coisa. Sim, o mais foda do site é q VC PODE BAIXAR ALGUNS MP3's pra sacar o som da banda!!!Óbvio q é pouca coisa, pra pegar material de verdade use o seu programa-de-pirata favorito.
Bem se vc leu até aki mesmo sem ser um fã de progressivo mas gosta de rock (qualquer q seja o gênero), sua paciência merece ser recompensada(GRAÇAS A DEUS, VAI ACABAR!!!). Esse site dispensa comentários. Entre lá, use e abuse. Não existe NADA em se tratando de rock and roll na rede q se compare a ele. A propósito: não há de quê, disponha. O Barroso taí pra isso. (ALELUIA!!!LOUVEMOS AO SENHOR, ACABOU!!!)