terça-feira, junho 08, 2004

De onde vem a magia

Todo mundo que estudou um pouquinho de inglês sabe q er é um sufixo que serve para designar aquele que executa a ação. Vc pode até ser uma toupeira e não saber o q é sufixo, mas o titio filipensses dá um help: sufixo é uma merdinha que vem no final da palavra, tipo assim: babacão é uma palavra cujo radical (radical é a raiz da palavra, ô besta!) é babac(não tenho certeza se o "c" faz parte, mas isso é irrelevante pro contexto) e cujo sufixo é ão, q no caso designa aumentativo; babacão é alguém q é babaca pra caralho. Voltando pro inglês: como eu ia dizendo, er é um sufixo que serve para designar aquele que executa a ação. Por exemplo: o verbo sing significa cantar, logo singer é cantor. Teach é ensinar, teacher é professor.
Tá, e daí? E daí q tem umas letras em inglês q qdo tem um sufixo adicionado à palavra,essas letras são dobradas: lembra do filme "Transpotting"? Pois é, o "t" foi dobrado pq foi adicionado o sufixo "ing" - por sinal, o "t" é uma dessas letrinhas.
Cês devem estar pensando q titio filipensses pirou (o q pode até ter um fundo de razão). Mas a parada toda é pra introduzir (no bom sentido) o seguinte raciocínio: pot, em inglês,na gíria, significa maconha. Se eu adiciono o sufixo er (pra designar o autor da ação) e dobro a letra "t"(afinal eu estou colocando um sufixo nela), alguém aí ainda tem dúvidas de onde vêm os "poderes mágicos" do "bruxo" Harry Potter???